Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O CONCEITO DE ESPAÇO DE REPRESENTAÇÃO: fundamentos para a compreensão da cultura na escola

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 6; Issue: 4 Linguagem: Português

10.5216/ag.v6i4.21979

ISSN

1982-1956

Autores

Daniel Luiz Stefenon,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

As relações sociais que se processam no cotidiano dos estudantes que frequentam a escola, contribuem com a definição de sua dinâmica e de seus conflitos. A escola, então, torna-se o produto da diversidade, do convívio, um locus gerador de significados culturais, pois nela as representações sociais são reproduzidas e compartilhadas. A partir disso, inaugura-se a possibilidade de entender a escola como um espaço de representação, considerado aqui como uma síntese entre a materialidade que lhe dá suporte, entre a rede de relações sociais promovidas pelos grupos que a frequentam e também pelo conjunto dos significados atribuídos por esses grupos à escola, que a tornam um verdadeiro espaço-monumento do cotidiano vivido em seu interior e entorno. Este artigo tem por objetivo apresentar bases epistemológicas referentes ao conceito de espaço de representação, promovendo uma discussão em torno da constituição do conceito, apontando também possibilidades de seu uso como uma ferramenta fundamental para a Geografia no processo de busca pela compreensão da questão da cultura, em especial da cultura que frequenta e aviva a realidade escolar

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