
O índio e o negro nos livros didáticos de Sociologia adotados no PNLD
2016; Revista Brasileira de História & Ciências Sociais (RBHCS); Volume: 7; Issue: 14 Linguagem: Português
10.14295/rbhcs.v7i14.265
ISSN2175-3423
AutoresErinaldo Ferreira do Carmo, Silas Cassio Gomes Nascimento,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO presente artigo foi elaborado em atenção a uma demanda emergente na educação básica por conhecimentos referentes aos povos indígenas e afrodescendentes. Essa demanda ocorre por conta da Lei nº 11.645/2008, que determina a obrigatoriedade do ensino sobre história e cultura indígena e afro-brasileira nas escolas públicas e particulares do país, tanto no ensino fundamental, quanto no ensino médio. Esse ensino deve compreender o conhecimento da história dos povos indígenas e africanos, a luta desses povos no Brasil, suas contribuições na formação da sociedade nacional nas áreas social, econômica e política. Nesse sentido, procuramos aqui identificar como essa exigência legal é contemplada nos livros didáticos de Sociologia e como essas temáticas são apresentadas aos professores e estudantes do ensino médio das escolas públicas do país atendidas pelo Programa Nacional do Livro Didático.
Referência(s)