Artigo Acesso aberto Produção Nacional

QUALITY OF THE WORKING LIFE OF TEACHERS: A CASE STUDY AT A HIGHER EDUCATION INSTITUTION

2012; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5773/rai.v9i2.696

ISSN

1809-2039

Autores

Patrício Henrique de Vasconcelos, Carlos Eduardo Leitão Alves, Suenya Freire do Monte Santos, Antônio Carlos de Francisco,

Tópico(s)

Occupational Health and Burnout

Resumo

Em um mundo cada vez mais competitivo e globalizado, as organizações têm nas pessoas o seu maior diferencial. Surge então a vontade dos funcionários de terem a qualidade de vida no trabalho, com o interesse em obter melhor desempenho organizacional. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os aspectos referentes à Qualidade de Vida no Trabalho do corpo docente do Centro de Ensino Superior Santa Cruz – CESAC –, mantenedora da Faculdade Santa Cruz – FACRUZ – e do Instituto Superior de Educação – ISED –, de Santa Cruz do Capibaribe (PE). O modelo teórico escolhido para o estudo foi o de avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho, de Richard Walton, composto de oito critérios, cada um com seus respectivos indicadores. Para cada um dos critérios do modelo, a pesquisa buscou observar se as questões se relacionavam com os desejos e expectativas dos colaboradores. Quanto à metodologia utilizada, optou-se por uma pesquisa exploratória e descritiva. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado, que foi aplicado aos professores da empresa. Em questão observou-se que o nível de satisfação dos funcionários é alto, o que demonstra existência dos indicadores da Qualidade de Vida no Trabalho da empresa.

Referência(s)