
UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE REALIDADE VIRTUAL E VISUALIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE DE TREINAMENTO TÉCNICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
2014; Linguagem: Português
10.5151/meceng-wccm2012-20118
ISSN2358-0828
Autores Tópico(s)BIM and Construction Integration
ResumoAtualmente a indústria da construção brasileira está passando por um processo de aquecimento econômico e se tornando um polo atrativo para os jovens. Eles estão se esforçando em aprender profissões relacionadas ao mercado da arquitetura, engenharia e construção (AEC). Estes jovens aprendizes pertencem a uma geração onde a informática, de forma ubíqua está presente em suas vidas, facilitando o acesso à informação e ao conhecimento. O sujeito dessa geração não é mais um receptor passivo do conteúdo transmitido, mas um produtor do seu conhecimento através de mídias interativas, que outrora eram de acesso exclusivo e hoje estão triviais. Mas o ensino brasileiro em AEC ainda está baseado num paradigma onde o conhecimento é centralizado exclusivamente na figura do educador que não explora os atuais recursos que essa geração está familiarizada. Isto ressalta a necessidade de mudar tal paradigma, abordando a computação na aprendizagem. Em paralelo a este contexto, a Realidade Virtual (RV) está mais acessível graças aos avanços na indústria da computação, tornando-se uma poderosa ferramenta para AEC. É neste contexto que o artigo foca seu objetivo: desenvolver uma ferramenta complementar de ensino adaptada a essa nova geração. Seguindo uma cronologia de pesquisas já realizadas pela instituição sobre RV, será apresento um estudo de um ambiente-protótipo de aprendizagem voltado à construção civil, baseado em alguns conceitos de serious games e metodologias de aprendizagem cognitiva. Optou-se em simular uma tarefa frequentemente encontrada nos canteiros de obra: a montagem de uma forma de um pilar de concreto armado. Com o uso de modeladores geométricos – como o Autodesk 3ds Max - foi possível criar um canteiro de obra virtual para ser usado como cena. E exportá-lo num formato adequado para aplicar imersão e interatividade através de toolkits de visualização baseados em OpenGL tais como o Kitware VTK. O ambiente proposto originalmente é voltado a RV desktop (ou de mesa), mas será estudada a possibilidade em torná-lo uma RV semi-imersiva. Espera-se que através da experiência da RV o aprendiz consiga compreender a tarefa simulada de uma forma mais intuitiva e menos opressora que as antigas metodologias abordadas em sala de aula. Além de estimular os educadores em buscar pedagogias mais motivadoras e inovadoras.
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