RELAÇÕES ENTRE O NÍVEL DE CONCORRÊNCIA E AS ESTRATÉGIAS DE MERCADO EM EMPRESAS DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)

2014; Volume: 1; Issue: 28 Linguagem: Português

10.6020/1679-9844/2803

ISSN

2178-5961

Autores

Antônio André Cunha Callado, Aldo Leonardo Cunha Callado, Moisés Araújo Almeida,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O objetivo deste artigo foi investigar diferencas entre aspectos da gestao estrategica de mercado considerando diferentes graus de concorrencia em empresas do Setor de Tecnologia da Informacao e Comunicacao (TIC) localizadas no Porto Digital da Cidade de Recife/PE. Para a realizacao dessa pesquisa foram analisadas 30 empresas. Foram investigadas onze variaveis. Foram utilizados metodos distintos para ordenar e tabular os dados coletados, bem como para realizar os testes de significância sobre os diferentes resultados encontrados. Para a ordenacao dos dados, foi utilizado o metodo da sobreposicao das estatisticas descritivas relativas a cada uma das amostras investigadas. E em seguida, foi testada a significância estatistica das diferencas encontradas entre as amostras utilizando o teste qui-quadrado. Os resultados obtidos indicaram que apenas as diferencas entre o tempo de atuacao das empresas no mercado e uso de relatorios dos resultados apresentaram-se significante estatisticamente.

Referência(s)
Altmetric
PlumX