RELAÇÕES ENTRE O NÍVEL DE CONCORRÊNCIA E AS ESTRATÉGIAS DE MERCADO EM EMPRESAS DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)
2014; Volume: 1; Issue: 28 Linguagem: Português
10.6020/1679-9844/2803
ISSN2178-5961
AutoresAntônio André Cunha Callado, Aldo Leonardo Cunha Callado, Moisés Araújo Almeida,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO objetivo deste artigo foi investigar diferencas entre aspectos da gestao estrategica de mercado considerando diferentes graus de concorrencia em empresas do Setor de Tecnologia da Informacao e Comunicacao (TIC) localizadas no Porto Digital da Cidade de Recife/PE. Para a realizacao dessa pesquisa foram analisadas 30 empresas. Foram investigadas onze variaveis. Foram utilizados metodos distintos para ordenar e tabular os dados coletados, bem como para realizar os testes de significância sobre os diferentes resultados encontrados. Para a ordenacao dos dados, foi utilizado o metodo da sobreposicao das estatisticas descritivas relativas a cada uma das amostras investigadas. E em seguida, foi testada a significância estatistica das diferencas encontradas entre as amostras utilizando o teste qui-quadrado. Os resultados obtidos indicaram que apenas as diferencas entre o tempo de atuacao das empresas no mercado e uso de relatorios dos resultados apresentaram-se significante estatisticamente.
Referência(s)