Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desenvolvimento do Self Dialógico nos Primeiros Anos de Vida: Teoria e Pesquisas

2015; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 31; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/0102-37722015042284425434

ISSN

1806-9770

Autores

Mónica Roncancio Moreno, Angela Maria Branco,

Tópico(s)

Community Health and Development

Resumo

RESUMO O presente artigo discute algumas das pesquisas recentes sobre o desenvolvimento do Self dialógico nos primeiros anos de vida. Revisamos os estudos publicados que tinham como fundamento teórico a emergência do Self. Identificamos que existe um rápido crescimento de pesquisas com bebês, contudo, pesquisas em fases iniciais de alfabetização são praticamente ausentes, a lacuna mais significativa se estende dos 4 aos 6 anos. Encontramos, ainda, que o modelo adulto da Teoria do Self Dialógico tenta ser adaptado para crianças, mas esse modelo precisa de transformações para dar conta dos processos de desenvolvimento do Self. Concluímos que, para a realização de pesquisas com crianças, seja incluída a análise microgenética de interações sociais das crianças em contextos específicos, com vistas ao estudo da emergência de seus processos de desenvolvimento.

Referência(s)
Altmetric
PlumX