
Novas Arquiteturas Organizacionais no Serviço Público: Os Desafios Percebidos pelos Servidores do Instituto Federal de Minas Gerais
2014; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15603/2176-9583/refae.v5n2p186-206
ISSN2176-9583
AutoresGustavo José Arouche Santos, Íris Barbosa,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste artigo aborda as consequencias de um novo modelo de arquitetura organizacional na Administracao publica, advindo da criacao dos Institutos de Educacao Tecnologica, a partir da Lei no 11.892, sancionada em 29 de dezembro de 2008 pelo presidente Luiz Inacio Lula da Silva. A formacao tecnica no Brasil teve inicio no periodo imperial e sofreu diversas alteracoes ao longo do seculo XX, especialmente a partir da decada de 1960, quando a educacao tecnologica tornou-se uma preocupacao aliada ao desenvolvimento industrial. Faz-se uma referencia as novas arquiteturas organizacionais na atualidade e de modo especial no Brasil, e comenta-se como essas mudancas organizacionais no servico publico afetam os trabalhadores. A pesquisa realizada teve como objetivo analisar os desafios percebidos pelos servidores do IFMG no processo de implantacao desta nova arquitetura organizacional. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, que se iniciou com um grupo focal atraves do qual foram ouvidos pro-reitores do IFMG sobre os principais desafios identificados por eles na implantacao do novo modelo de organizacao. Com base nas respostas, foi construido um questionario, com 31 questoes, das quais 2 eram questoes abertas, que foram enviados todos os servidores do IFMG. Os 290 questionarios devolvidos no prazo estipulado pela pesquisadora vieram de 141 docentes e 149 tecnicos administrativos e foram submetidos a tratamento predominantemente quantitativo. Os resultados obtidos apontam que os desafios mais enfatizados foram a resistencia de servidores a mudanca organizacional, centralizacao de decisoes na reitoria, d espreparo de gestores , falta de informacao sobre mudancas, dificuldades de adaptacao as mudancas. Houve diferenca entre os resultados das respostas emitidas pelos docentes e pelos tecnico-administrativos com respeito ao ambiente fisico de trabalho para a realizacao das tarefas , a jornada de trabalho diaria do IFMG , modelo atual de gestao adotado no IFMG e o conhecimento sobre Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFMG. Esta pesquisa, que constitui um estudo de caso, sofre limitacoes de generalizacao e por este motivo sugere-se que seja repetida em outros estabelecimentos.
Referência(s)