Entre as vozes dissonantes e o coro uníssono: a harmonia possível
1998; Fundação Carlos Chagas; Issue: 18 Linguagem: Português
10.18222/eae01819982253
ISSN1984-932X
AutoresAnilce Maria Simões, Carolina do Socorro Antunes Santos, Junia Maria Campas Passos, Marlene Machado Zica Vianna, Maria Dirce do Val,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
Resumo<span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">A alunos da antiga 8ª série do ensino fundamental de Minas Gerais foi solicitada dissertação envolvendo o problema do preconceito, sendo os trabalhos corrigidos por professoras com grande experiência na rede pública e privada. Um grupo de pesquisadoras também de Minas Gerais - Simões, Santos, Passos, Vianna e DoVal - analisou e pesquisou o corpus. A pesquisa mostrou que a escola em geral não está desenvolvendo certas habilidades importantes e desejáveis, além de nem sempre ser bem sucedida no desenvolvimento da capacidade de observar, comparar e generalizar. A conseqüência de tudo isso é que o aluno muitas vezes nem sempre consegue elaborar um texto que efetivamente seja seu e que não reproduza outras falas e opiniões alheias. A investigação realizada por esses educadores contém informações que refletem não apenas um caso singular, mas o drama comum a toda população estudantil brasileira em seus diferentes níveis educacionais.</span>
Referência(s)