O Uso de Tecnologias da Informação em Hotéis de Pequeno Porte: Um Estudo Multicaso
2013; Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Administração e Economia; Volume: 9; Issue: 17 Linguagem: Português
10.15603/1982-8756/roc.v9n17p31-57
ISSN1982-8756
AutoresTakeshy Tachizawa, Hamilton Pozo, Albán Vicente,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO artigo apresenta um diagnostico da utilizacao de tecnologias da informacao em hoteis de pequeno porte. Foi efetuado um estudo multicaso, onde foram pesquisados seis hoteis da regiao de Jundiai. Foram analisados: o relacionamento entre os hoteis e seus clientes; as formas de divulgacao dos empreendimentos e de efetivacao de reservas; bem como do uso das recentes tecnologias da informacao. As organizacoes comecam a perceber que o consumidor que utiliza a internet para as suas pesquisas reduz de maneira significativa o uso das formas tradicionais de propaganda, como revistas, jornais, paginas amarelas, entre outras. No setor hoteleiro, verifica-se tambem esse fenomeno e os proprietarios de hoteis estao se integrando cada vez ao mundo virtual para expandir seus servicos e conquistar novos clientes. Os resultados obtidos evidenciaram que o uso de tais recursos, pode se constituir em diferencial de competitividade influindo, inclusive, no volume de reservas dos hoteis. Dados da pesquisa demonstraram, ainda, o crescente uso da internet com a consequente otimizacao das funcionalidades dos web sites nesses hoteis.
Referência(s)