
Leitura argumentativa de proposta de redação do Enem e critérios para definição de fuga e tangenciamento de tema
2016; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5335/rdes.v11i2.5505
ISSN2236-5400
AutoresTelisa Furlanetto Graeff, Lauro Gomes,
Tópico(s)French Language Learning Methods
ResumoResumo: Este trabalho propõe uma leitura integrada dos textos que constituem a proposta de redação do Enem 2011, a qual explicita a relação entre as ideias centrais de cada texto, para chegar à ideia central da proposta. A partir disso, buscam-se estabelecer os limites de entendimento, tangenciamento e fuga da ideia central da proposta de redação. Esse procedimento de leitura utiliza princípios e conceitos da Teoria dos Blocos Semânticos ‒ versão atual da teoria da Argumentação na Língua ‒ desenvolvida por Oswald Ducrot e Marion Carel na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris. Pretende-se, com este trabalho, fornecer subsídios teórico-metodológicos capazes de qualificar as práticas de ensino de leitura e produção de textos dissertativo-argumentativos, e os critérios utilizados na avaliação de desempenhos em leitura.
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