Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Tanto vilão quanto herói: a estética do novo protagonista dos contos de fadas

2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/2357-9854.54919

ISSN

2596-3198

Autores

Ana Mery Sehbe De Carli, Karem Roberta Sartor dos Santos,

Tópico(s)

Language, Metaphor, and Cognition

Resumo

A partir da observação de padrões culturais e comportamentos sociais da modernidade e da pós-modernidade, o conto de fadas A Bela Adormecida, em suas versões para Disney (EUA-1959 e EUA-2014), é usado como objeto de estudo para constatação das polarizações entre o bem e o mal, presentes em representações até a primeira metade do século XX e o seu lento abandono, chegando à personagem Malévola, heroína e vilã ao mesmo tempo, caracterizando os humores fluídos do início do século XXI. Fundamentado em autores como Santaella, Maffesoli, Camargo, Corso e Corso, Calabrese e Eco o artigo trabalha na significação de produtos culturais do imaginário que facilitam a compreensão de paradigmas que se esgotam, dando lugar para novas formas de pensar e representar.

Referência(s)