Artigo Acesso aberto

Educação infantil: a ideologia por trás da história

2011; CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO; Linguagem: Português

10.19091/reced.v0i24.39

ISSN

2317-6091

Autores

Karen Roberta Moriggi,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Procuramos fazer uma reconstrução histórica sobre o conceito de in-fância com base em duas perspectivas: a de Philippe Ariès (1981), deque o sentimento da infância teria surgido apenas na Modernidade; edos apontamentos teóricos de Moysés Kuhlmann Jr. (1998) e RicardoCosta (2007), que, diferentemente de Ariès, acreditam que o sentimen-to da infância sempre existiu. Num segundo momento, ao tratar daeducação infantil institucionalizada buscaremos destacar que, apesardas instituições de Educação Infantil terem em sua origem marcas as-sistenciais, sempre tiveram também claros seus objetivos educacionais.Por fim ao tratar da questão da expansão da Educação Infantil devidoà sociedade industrial fazemos um paralelo entre creche e jardim deinfância, evidenciando a influência da ideologia dominante presente naconcepção de criança e educação infantil enraizada nestas.

Referência(s)