Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÃO E DIDÁTICA POR UM ENSINO DE QUÍMICA ATRATIVO

2016; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 1; Issue: 5 Linguagem: Português

10.15628/rbept.2012.3462

ISSN

2447-1801

Autores

Vera Rejane Gomes, Regina Alves, Mailson Martinho, Antonia Gomes do Nascimento,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

O ensino de Química está no centro das preocupações de muitos pesquisadores e estudiosos da educação, pois, apesar de sua importância, tem sido considerado, por muitos alunos, como complicado, de difícil aprendizagem, enfadonho e por isso mesmo desinteressante. Muitos não conseguem tornar o ensino interessante e buscam soluções em procedimentos didáticos, acreditando que estes trarão a resposta. Tal realidade expressa uma problemática: como tornar o ensino de Química atrativo e produtor de conhecimento, utilizando os saberes didáticos? Nesse artigo tentou-se atingir essa problemática atrelada ao eixo temático que é Formação de professores para a Educação Profissional. Esse trabalho tem como objetivo analisar a importância da reflexão e dos saberes didáticos para a formação docente tendo como foco um ensino atrativo e produtor de conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de campo, com o uso de entrevista e observação. O caminho metodológico compreendeu momentos de leitura, reflexão e apresentação de uma Mostra Didática realizada em duas escolas públicas de Ensino Médio da cidade de Zé Doca-MA. Os resultados revelam que o exercício da reflexão aliado aos saberes didáticos oferecem uma experiência formadora indispensável à construção individual dos saberes profissionais. PALAVRAS-CHAVE: Formação docente, Ensino, Reflexão, Saberes didáticos.

Referência(s)