Arte e revolução em Theodor Adorno e Herbert Marcuse

2008; Volume: 2; Issue: 13 Linguagem: Português

ISSN

2317-806X

Autores

Paulo Irineu Barreto Fernandes,

Tópico(s)

Schopenhauer and Stefan Zweig

Resumo

O objetivo do presente artigo e, tendo como fundamento a relacao entre arte e revolucao no interior da teoria critica da Escola de Frankfurt, estabelecer uma relacao entre o que a musica dodecafonica de Arnold Schoenberg representa para a filosofia de Theodor Adorno com o que o surrealismo representa na filosofia de Herbert Marcuse. A hipotese defendida e a de que as razoes que levaram Adorno a se aproximar da atonalidade e do dodecafonismo se assemelham as razoes que levaram Marcuse a se aproximar do surrealismo. E, embora os dois autores tenham utilizado em seus escritos elementos teoricos das chamadas “artes de vanguarda”, pretende-se tambem mostrar que Marcuse nutriu pelas mesmas um otimismo e uma confianca maiores do que Adorno.

Referência(s)