
Um vestido, um dilema: uma proposta didática sobre cores complementares
2015; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Português
10.55767/2451.6007.v27.n2.12950
ISSN2250-6101
AutoresJair Lúcio Prados Ribeiro, Maria Helena da Silva Carneiro,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoUma foto de um vestido foi publicada na internet e polarizou as pessoas em dois grupos, que o observavam com cores diferentes. É apresentado um tratamento teórico inicial dos conceitos subjacentes à polêmica, principalmente a constância da cor, a teoria tricromática da visão e as cores complementares. Apresenta-se então uma proposta didática simples, adequada ao ensino médio, para se resolver a controvérsia: a foto é transformada em seu negativo, e a partir da observação das cores complementares nesse negativo, as cores refletidas pelos pigmentos do vestido (azul e preto) são reveladas. Ressalta-se o caráter interdisciplinar da atividade e a possibilidade de trabalhar com um tema de grande interesse por parte dos estudantes.
Referência(s)