
Identificando os factores de influência da compra por impulso em adolescentes portugueses
2016; Volume: 34; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14417/ap.920
ISSN2182-2980
AutoresSamuel Lins, Gabrielle Poeschl, Ana Eberhardt,
Tópico(s)Customer Service Quality and Loyalty
ResumoA compra por impulso tem sido uma área vastamente pesquisada, entretanto, raras investigações têm sido realizadas em Portugal e particularmente com o público adolescente. Esta pesquisa teve o objectivo de identificar factores influenciadores da compra impulsiva (variáveis sociodemográficas, práticas sociais e hábitos online, variáveis psicológica, de influência grupal e valores). Participaram 238 adolescentes portugueses (117 rapazes e 121 raparigas, com idade média de 15.43 anos) da cidade do Porto (Portugal). Os resultados mostram que o sexo de pertença não influência a compra por impulso, e que a frequência de visitas a centros comerciais por mês, o prazer nas compras, a importância atribuída à marca, a tendência a gastar mais na presença de amigos e o materialismo nas compras têm uma correlação positiva com a compra por impulso, enquanto os valores de bem-estar profissional apresentam uma relação negativa. Os resultados corroboram a literatura e contribuem para compreender melhor o comportamento de compra impulsiva em Portugal.
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