LA GIMNÁSTICA COMO DISPOSITIVO ANTIONANISTA EN LA CONFORMACIÓN DE LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR EN EL SIGLO XIX EN ESPAÑA. RECEPCIÓN DEL DISCURSO
2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 21; Issue: 4 Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.53986
ISSN1982-8918
AutoresMiguel Vicente Pedraz, Xavier Torrebadella Flix,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoO discurso médico do século XIX fez da masturbação uma doença cujos efeitos foram associados muito cedo com a degeneração social. Alguns estudos têm destacado essa relação como uma condição das ideias pedagógicas, enfatizando a importância da ginástica como prática antionanista para crianças. No entanto, nenhuma pesquisa considerou a importância dessa prática como um dispositivo para a formação da Educação Física Escolar. Este artigo é parte de uma pesquisa genealógica mais ampla sobre a influência da cruzada antionanista na institucionalização da Educação Física no século XIX na Espanha. Nele, podemos descrever e analisar a recepção da ideologia educacional da Europa central e do sul.
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