
O ANTIRREALISMO NOMINALISTA DE GUILHERME DE OCKHAM A PARTIR DO COMENTÁRIO À ISAGOGE DE PORFÍRIO
2014; UNIVERSIDADE FRANCISCANA; Volume: 8; Issue: 15 Linguagem: Português
ISSN
1982-2103
AutoresWilliam Saraiva Borges, Pedro Pereira Leite,
Tópico(s)Classical Philosophy and Thought
ResumoO Problema dos Universais (generos e especies) e tao antigo quanto a propria Filosofia e, embora tenha assumido diferentes nuances ao longo da historia, em todos os tempos sempre esteve associado a especulacao ontologica concernente ao ser enquanto ser. Com efeito, o fisicalismo pre-socratico, o dualismo platonico e a ousiologia aristotelica nada mais foram do que distintos desdobramentos da ciencia do ser e, por conseguinte, da mesma Questao dos Universais. Todavia, a problematica como tal foi formulada na Isagoge de Porfirio, no seculo III d. C., e a luz da triplice indagacao proposta por esse autor, os filosofos medievais retomaram os textos de Platao e de Aristoteles na tentativa de encontrar uma solucao satisfatoria. Guilherme de Ockham, no inicio do seculo XIV, propora uma resposta sui generis: fundamentando-se na Metafisica do Estagirita sustentara que os universais nao possuem existencia ontologicamente real (antirrealismo), mas, ao contrario, sao conceitos mentais ou, ainda, nomes que se referem a uma coletividade de seres individuais (nominalismo). Desse modo, o pensamento ockhamista realiza uma desconstrucao do estatuto ontologico dos universais reduzindo-os ao plano epistemologico-logico-linguistico. Para melhor elucidar as concepcoes do Princeps Nominalium, se apresentara, inicalmente, a evolucao do problema e, em seguida, se analisara um excerto extraido da Exposicao ao Livro dos predicaveis de Porfirio, isto e, o Comentario a Isagoge.
Referência(s)