
A música de Villa-Lobos nos filmes de Glauber Rocha dos anos 60: alegoria da pátria e retalho de colcha tropicalista
2015; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 42; Issue: 44 Linguagem: Português
10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103205
ISSN2316-7114
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
Resumo<p>Analisamos o uso da música preexistente de Villa-Lobos em dois filmes de Glauber Rocha dos anos 60, <em>Deus e o diabo na terra do sol </em>(1964) e <em>Terra em transe</em> (1967). Considerada por Guerrini Júnior (2009) como uma “alegoria da pátria” em grande parte dos filmes do Cinema Novo, a música de Villa-Lobos é bastante presente em <em>Deus e o diabo na terra do sol</em>. Porém, a peça musical do final do filme aponta para uma mudança de direção para uma atitude mais antropofágica e tropicalista em <em>Terra em transe</em>, onde a música de Villa-Lobos é parte de uma colcha de retalhos de estilos e gêneros. Consideramos aqui os significados que os trechos preexistentes de Villa-Lobos trazem para os dois filmes, além das relações com os elementos nacionais e populares e com os outros componentes da trilha sonora.</p>
Referência(s)