Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O DESVELAR DA ÁFRICA EM CRIAÇÕES ARTÍSTICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

2016; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 2; Linguagem: Português

10.15628/holos.2016.3592

ISSN

1807-1600

Autores

Tânia Mára Souza Guimarães, Sueli Teresinha de Abreu-Bernardes,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa de mestrado em educação e apresenta a análise de criações artísticas africana e afro-brasileira presentes em livros didáticos de História do Ensino Fundamental, em uma cidade do Triângulo Mineiro, durante o período de 2011 a 2013. As análises das expressões encontradas fundamentaram-se em princípios da pesquisa fenomenológica, segundo Bicudo. Observou-se, nas imagens, a predominância de expressões da arte pré-histórica, das máscaras africanas e de imagens que remetem à escravidão, dificultando o trabalho de valorização da identidade, da história e da cultura dos afro-brasileiros. Estudos interdisciplinares com a Arte e a História são, ainda, tênues.

Referência(s)