A interatividade na TV digital brasileira: implantação e problemas enfrentados

2015; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Espanhol

ISSN

2236-8000

Autores

Valdecir Becker,

Tópico(s)

Media and Digital Communication

Resumo

RESUMO ______________________________________________________________________ A interatividade foi um tema central na TV digital no Brasil. O middleware Ginga foi considerado como uma das principais inovacoes, com potencial para mudar toda a televisao. No entanto, sete anos apos o comeco das transmissoes digitais no pais, a interatividade plena nao saiu do papel. As aplicacoes que estao sendo transmitidas pelas emissoras de TV se resumem a informacoes complementares a programacao. Este artigo investiga as causas do lento processo de adocao da interatividade pelo mercado brasileiro, a saber: falta de interesse da industria eletroeletronica, falta de incentivo para o uso da interatividade como ferramenta de inclusao digital, modelo conceitual de controle das informacoes e o surgimento de meios mais atrativos e lucrativos para a audiencia interagir com a programacao. Palavras-chave: TV digital; Interatividade; Ginga. RESUMEN _____________________________________________________________________ La interactividad ha sido un tema central en la TV digital en Brasil. Middleware Ginga fue considerada como una de las principales innovaciones que tienen el potencial de cambiar la totalidad de la TV. Sin embargo, siete anos despues del inicio de las transmisiones digitales en el pais, la interactividad completa nunca acontecio. Las aplicaciones que estan siendo difundidos por las estaciones de TV se reducen a la informacion de programacion adicional. Este trabajo investiga las causas de la lenta adopcion de la interactividad en el mercado brasileno, a saber: la falta de industria de la electronica de interes, la falta de incentivos para el uso de la interactividad y la herramienta de inclusion digital, modelo conceptual de control de la informacion y el surgimiento de formas mas atractivas y rentables para la audiencia a interactuar con la programacion. Palabras clave: TV digital; Interactividad; Ginga. ABSTRACT _____________________________________________________________________ Interactivity has been a central theme in the discussions of digital TV in Brazil. Ginga middleware was considered one of the main innovations, with potential to change the entire TV. However, seven years after the beginning of digital transmissions, full interactivity hasn’t occurred. Applications broadcast by TV stations use only additional programming information. This paper investigates the causes of the slow adoption of interactivity in the Brazilian market, namely: lack of interest by electronics industry, lack of incentives for the use of interactivity as a digital inclusion tool, conceptual model of information control and the emergence of more attractive and profitable ways for the audience to interact with programming. Keywords: Digital TV; Interactivity; Ginga

Referência(s)