
O PROFESSOR-GESTOR E AS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR PARA A GESTÃO UNIVERSITÁRIA
2016; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 16; Issue: 42 Linguagem: Português
10.5752/p.1984-6606.2016v16n42p61
ISSN1984-6606
AutoresMilka Alves Correia Barbosa, José Ricardo Costa de Mendonça,
Tópico(s)Business and Management Studies
Resumo<p>Este ensaio teórico discute sobre as políticas institucionais voltadas a formação de professores de ensino superior para a gestão universitária. As Instituições de Ensino Superior (IES) têm sido gerenciadas por professores sem formação apropriada para conduzir esse tipo de instituição. Apesar dos professores-gestores desempenharem papeis-chave, reconhece-se uma lacuna de políticas institucionais voltadas à formação de competências gerenciais desses atores. Dentre aspectos que reforçam a lacuna de políticas institucionais para formação de professores para gestão universitária, destacam-se a organização da carreira docente; o destaque dado pela pós-graduação stricto senso à formação de competências de pesquisa dos professores de ensino superior e a falta de consenso sobre quais dimensões são importantes ou aquelas que deveriam ser priorizadas. Longe de esgotar as discussões, nossa contribuição buscou reafirmar o entendimento de que, preparar professores de ensino superior necessariamente perpassa pelo desenvolvimento de competências gerenciais esperadas deles no papel de professor-gestor.</p>
Referência(s)