Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O SURGIMENTO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS PRIMÓRDIOS DO REGIME REPUBLICANO BRASILEIRO

2015; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15628/rbept.2009.2939

ISSN

2447-1801

Autores

Nádia Cuiabano Kunze,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O objetivo proposto na presente reflexão é o de compreender o processo de criação da rede federal de educação profissional no Brasil.Esse empreendimento ocorreu no final da década de 1910, quando o governo federal criou e instalou em cada capital brasileira uma Escola de Aprendizes Artífices, com a finalidade de ministrar o ensino de ofícios referentes às especialidades industriais de cada Estado, proporcionar aos considerados ociosos e desprovidos da fortuna uma profissão, um ofício, e formar os futuros operários úteis às indústrias nascentes. O conjunto das dezenove escolas profissionais congêneres foi concebido no âmbito das ações voltadas à afirmação e consolidação da República Federativa Brasileira, bem como, ao seu progresso que foi atribuído à educação do povo, ao controle social e à industrialização, entre outras condições.

Referência(s)