
Representações da Violência por Professores
2016; Persona Institute of Higher Education; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14295/idonline.v10i1.378
ISSN1981-1179
AutoresMaria das Graças de Souza Carvalho, Gislene Farias de Oliveira, Ana Carita,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA violência no espaço escolar tem sido motivo de preocupação em todo o mundo. O objetivo foi analisar a violência no espaço escolar, à partir da percepção dos professores no município de Simões-PI. Fizeram parte da amostra, 49 docentes, sendo 77,6% mulheres e 22,4% homens. Desses, 98,0% observaram episódios de violência na escola, sendo o tipo mais comum, a patrimonial 28,5%, seguida da física 27,2%; da negligência 22,8% e da psicológica em 21,0% dos casos. Dentre as modalidades mais citadas estiveram presentes nas respostas, a Intimidação (40,8%); a Difamação (16,3%); o Assédio moral (12,2%); a Injúria (4,1%) e, outras (26,5%). Com relação ao local onde foram observadas as violências, Foram citados: Dentro da Escola 40 (81,6%); Na rua 3 (6,1%); Outro lugar 2 (4,1%); Não responderam a esta questão 4 (8,2%). Quanto às Representações sociais de Violência, sobressaiu-se uma única categoria: Ação maléfica. O estudo concluiu que a violência no ambiente escolar ainda necessita ser mais discutida, para que se possa conhecer aspectos associados às diversas variáveis implicadas, não demonstradas no presente estudo. Nesse sentido evidencia-se a importância que se deva dar para a identificação dos possíveis casos de problemas acadêmicos, visando prevenir-se a tempo, as situações de risco.
Referência(s)