Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O aluno de pós-graduação stricto sensu no Brasil: revisão da literatura dos últimos 20 anos

2016; Volume: 12; Issue: 29 Linguagem: Português

10.21713/2358-2332.2015.v12.853

ISSN

2358-2332

Autores

Talita Caetano Silva, Marúcia Patta Bardagi,

Tópico(s)

Doctoral Education Challenges and Solutions

Resumo

O crescimento da pós-graduação no Brasil e a procura de pós-graduandos por intervenções de carreira ampliaram o interesse em se compreenderem as escolhas, as expectativas e as dificuldades desses estudantes. Esta revisão de literatura descreve os estudos brasileiros sobre os alunos de pós-graduação stricto sensu publicados nos últimos 20 anos para verificar os principais aspectos investigados sobre essa população. Por meio de pesquisas em bases de dados (SciELO, BDTD, Lilacs e BVS), foram identificadas e analisadas 35 publicações. Constatou-se que há concentração de publicações na área da Saúde, equilíbrio entre estudos qualitativos e quantitativos, além do foco na avaliação do aluno sobre os processos de ensino e aprendizagem na pós-graduação. Há necessidade de estudos que investiguem o desenvolvimento de carreiras e a adaptação acadêmica dos pós-graduandos. Ainda, devido à especificidade da formação, é preciso diversificar as áreas nas futuras investigações acerca do tema.

Referência(s)