Artigo Acesso aberto Produção Nacional

DINÂMICAS QUE ENSINAM: A METODOLOGIA DE PROJETO NO ENSINO DE ARQUITETURA

2016; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/gtp.v11i1.99197

ISSN

1981-1543

Autores

Daniel de Carvalho Moreira, Dóris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski, Renata Maria Geraldini Beltramin,

Tópico(s)

Design Education and Practice

Resumo

Este trabalho apresenta várias dinâmicas de ensino dentro de disciplinas de graduação e pós-graduação da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As experiências tocaram em questões relacionadas ao processo de projeto em arquitetura. O processo de projeto é entendido como um ciclo de atividades que compreende a concepção, a descrição, a construção e o uso do espaço construído. É dada ênfase às reflexões sobre o programa arquitetônico e às possíveis dinâmicas para a fase analítica do projeto. Dinâmicas são consideradas importantes, pois estimulam novos pontos de vista e oferecem alternativas ao projetista na resolução de problemas. No ensino, elas podem surpreender alunos e professores, além de estimular novos nichos de pesquisa acadêmica. A relação ensino-pesquisa no ensino superior é discutida. São apresentadas experiências de disciplinas distintas de graduação e pós-graduação. Um curso de curta duração contribuiu também com outras lições e dinâmicas. O propósito do presente artigo é apresentar as dinâmicas aplicadas, independentemente da situação original em que foram ministradas, e discutir as contribuições e resultados obtidos nessas experiências, especialmente em relação às pedagogias específicas em metodologia de projeto em arquitetura.

Referência(s)