
DINÂMICAS QUE ENSINAM: A METODOLOGIA DE PROJETO NO ENSINO DE ARQUITETURA
2016; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/gtp.v11i1.99197
ISSN1981-1543
AutoresDaniel de Carvalho Moreira, Dóris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski, Renata Maria Geraldini Beltramin,
Tópico(s)Design Education and Practice
ResumoEste trabalho apresenta várias dinâmicas de ensino dentro de disciplinas de graduação e pós-graduação da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As experiências tocaram em questões relacionadas ao processo de projeto em arquitetura. O processo de projeto é entendido como um ciclo de atividades que compreende a concepção, a descrição, a construção e o uso do espaço construído. É dada ênfase às reflexões sobre o programa arquitetônico e às possíveis dinâmicas para a fase analítica do projeto. Dinâmicas são consideradas importantes, pois estimulam novos pontos de vista e oferecem alternativas ao projetista na resolução de problemas. No ensino, elas podem surpreender alunos e professores, além de estimular novos nichos de pesquisa acadêmica. A relação ensino-pesquisa no ensino superior é discutida. São apresentadas experiências de disciplinas distintas de graduação e pós-graduação. Um curso de curta duração contribuiu também com outras lições e dinâmicas. O propósito do presente artigo é apresentar as dinâmicas aplicadas, independentemente da situação original em que foram ministradas, e discutir as contribuições e resultados obtidos nessas experiências, especialmente em relação às pedagogias específicas em metodologia de projeto em arquitetura.
Referência(s)