PEDAGOGIA CRÍTICA, PAULO FREIRE, E A CORAGEM PARA SER POLÍTICO
2016; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1809-3876
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEm um momento em que a memoria esta sendo apagada e a relevância politica da educacao e afastada pelo abraco da linguagem da medicao e da quantificacao, e ainda mais importante lembrar o legado e a obra de Paulo Freire. Desde os anos 1980, tem havido poucos intelectuais, se e que houve algum, na cena norte-americana educacional, que alcancaram o rigor teorico, a coragem civica e o sentido de responsabilidade moral de Paulo Freire. Seu exemplo e mais importante agora do que nunca: com as instituicoes publicas de educacao basica e superior, cada vez mais, sob o cerco de uma serie de forcas neoliberais e conservadoras, e imperativo que os educadores se apropriem do entendimento de Freire sobre empoderamento e o potencial democratico da educacao. A linguagem da critica e a educacao da esperanca sao o seu legado, que esta cada vez mais ausente de muitos discursos liberais e conservadores sobre os problemas educacionais atuais e vias adequadas de reforma. Paulo passou a vida guiado pelas crencas de que valia a pena lutar pelos os elementos radicais da democracia, de que a educacao critica e um elemento fundamental para a mudanca social progressiva, e de que a forma como pensamos sobre politica e inseparavel daquela como compreendemos o mundo, o poder e a vida moral a que aspiramos. Paulo acreditava firmemente que a democracia nao pode durar sem a cultura formativa que a torna possivel. Numa altura em que as instituicoes publicas de educacao basica e superior estao sendo associadas a logica do mercado, a conformidade, a perda de poder e a modos inflexiveis de punicao, conhecer as contribuicoes significativas da obra e o legado de Paulo Freire e mais importante do que nunca.
Referência(s)