
UM MERGULHO NA METODOLOGIA DE ENSINO DO ESPORTE
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5216/rpp.v19i1.37027
ISSN1980-6183
AutoresCaroline Bertarelli Bibbó, Siomara Aparecida da Silva,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoOs métodos de ensino-aprendizagem e treinamento (EAT) dos esportes se fundamentam basicamente em duas concepções: métodos Tradicionais e Novas Abordagens. Este estudo buscou identificar os métodos utilizados para o EAT da natação. Foram observadas 64 aulas aplicadas por três professores a alunos em sete níveis de aprendizagem, registradas em diário de campo e em filmagens com áudio. Considerando a organização dos conteúdos, o oferecimento de instruções e informações, e a utilização de feedbacks, verificou-se o uso de estratégias pertencentes às duas concepções metodológicas, reafirmando não existir forma ideal ou correta para o processo EAT, uma vez que o professor/treinador deva adequar o ensino conforme a situação e as necessidades de cada aluno.
Referência(s)