O que pesquisas históricas sobre disciplinas de cursos de licenciatura em matemática brasileiros revelam sobre essa formação

2013; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2176-5634

Autores

Maria Cristina Araújo de Oliveira,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O artigo analisa resultados do projeto de pesquisa A Formacao de Professores de Matematica na Universidade Federal de Juiz de Fora: historia das disciplinas de Calculo Diferencial e Integral, Geometria Analitica, Pratica de Ensino de Matematica e Historia da Matematica. As investigacoes realizadas no âmbito do projeto tratam das trajetorias historicas das disciplinas mencionadas. Tomando como aporte teorico-metodologico a historia cultural, os estudos se ancoraram na problematizacao de disciplinas academicas a partir do campo da historia das disciplinas escolares e dos conceitos de estrategias e taticas. Para o desenvolvimento do estudo historico das disciplinas academicas, as fontes constituiram objeto primordial. A fim de pesquisar os constituintes das disciplinas foram consultadas fontes documentais e orais, entre as quais citamos as Atas do Departamento de Matematica da UFJF, a Legislacao Oficial, planos de ensino, cadernos de alunos e de professores, notas de aula de professores, depoimentos de docentes e de discentes. O uso das fontes na construcao do conhecimento historico requer um rigor teorico e metodologico que propicie uma atmosfera de objetividade e cientificidade. Os principais resultados obtidos revelam a importância da producao de conhecimentos produzidos a partir do campo de investigacao da Educacao Matematica, sobretudo na influencia, nas transformacoes e na reconfiguracao de disciplinas ministradas em cursos de licenciatura em Matematica; que, ao longo do tempo, vao se aproximando da pratica docente dos professores nos diferentes niveis de ensino. O estudo historico permitiu a identificacao de uma cultura de reprovacao diretamente relacionada aos padroes de qualidade dos cursos, mas revelou tambem que a renovacao do grupo de professores que atuam nas licenciaturas, mais recentemente com formacao em Educacao Matematica, tem garantido mudancas no sentido de incluir e adaptar conhecimentos importantes e necessarios a futura atividade docente dos licenciandos. A ampliacao do corpo docente com formacao em Educacao Matematica cria assim uma perspectiva real de mudanca na cultura, sobretudo na de reprovacao.

Referência(s)