Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Rendimento escolar e seus determinantes sociais no Brasil

2015; Sociedade Brasileira de Sociologia; Volume: 3; Issue: 6 Linguagem: Português

10.20336/rbs.123

ISSN

2318-0544

Autores

Fernando Tavares Júnior, Arnaldo Mont’Alvão, Luiz Flávio Neubert,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

Este estudo analisa o rendimento educacional a partir das chances de estudantes realizarem as transições na educação básica (fundamental e média) no Brasil. Baseando-se em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 1999 e 2013, foram computados modelos logit sequenciais no intuito de estimar as mudanças no efeito das origens sociais sobre as transições. Os principais resultados apontam que, embora ainda persistam desigualdades socioeconômicas e de cor, houve diminuição desses efeitos ao longo dos últimos anos, o que indica a diminuição das barreiras socioeconômicas para o fluxo dos estudantes.

Referência(s)