
Institucionalização da profi ssão docente - o professor de música e a educação pública
2014; Volume: 17; Issue: 21 Linguagem: Português
ISSN
2358-033X
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoEste artigo objetiva circunscrever o processo de especializacao do professor de musica,demarcando um campo de atuacao e de espacos institucionais. A Musica foi analisada como disciplinaescolar, cujas fi nalidades se alteraram de acordo com as concepcoes, politicas e programas deensino, utilizando como referenciais de analise as proposicoes de Chervel (1990), articulando fontesprimarias. Considerou-se a interferencia, no campo da educacao, de intelectuais da musica comoprofi ssionais especializados que colaboraram para criar um conjunto de saberes, uma nova profi ssao einstituicoes especializadas para forma-la. O estudo apresenta a gradativa exigencia de especializacaodeste professor, que iniciada com a Reforma de 1890, incluiu a musica no curriculo do normalistapretendendo capacitar-lhe para iniciar os alunos na linguagem e no fazer musical; culminando com ainstituicao do Professor de Canto Orfeonico, cuja habilitacao tornou-se indispensavel para o exercicioprofi ssional em estabelecimentos publicos de ensino, sob fi scalizacao federal.
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