Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A representação feminina na mídia esportiva: o caso Fernanda Colombo.

2016; OberCom (Observatorio da Comunicação); Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15847/obsobs1012016876

ISSN

1646-5954

Autores

Soraya Barreto Januário,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Fundamentada na abordagem teórico-metodológica nos estudos culturais e nos estudos de gênero, pretendemos discutir a representação da mulher no futebol em Pernambuco. Um dos aspectos pouco conhecidos da história do futebol remete à inserção da mulher nesse universo “naturalizado” masculino. Objetiva-se compreender a representação midiática da mulher nos gramados. Pretende-se, dessa forma, analisar as formas de integração permitidas e proibidas às mulheres, e, sobretudo, os significados encerrados em tais permissões e proibições. O objeto de análise se centra na cobertura midiática da chegada da bandeirinha catarinense Fernanda Colombo ao Recife. Com efeito, analisaremos as peças produzidas nos dois principais jornais do estado: Jornal do Commercio e Diário de Pernambuco. O recorte metodológico se deu através da técnica da análise de discurso à luz das teorizações de Pecheux e Maingueneau, que nos possibilitou decifrar as intenções explícitas e implícitas dos enunciados.

Referência(s)