Avaliação qualitativa de programas educativos em museus espanhóis (ECPEME)
2016; University of Évora; Volume: 6; Linguagem: Português
10.4000/midas.988
ISSN2182-9543
AutoresRoser Calaf Masachs, Sue Gutiérrez Berciano, José Luís San Fabián Marato, Miguel Ángel Suárez Suárez,
Tópico(s)Cultural Heritage Management and Preservation
ResumoEste projeto surgiu com o objetivo de conhecer em profundidade o funcionamento e a incidência educativa dos programas educativos nos museus de Espanha. A amostra foi composta por 12 museus de diferente natureza patrimonial e distribuição territorial, sendo intenção do projeto abarcar a diversidade regional espanhola: Galiza, Astúrias, País Basco, Aragão, Catalunha, Leão e Castela, Andaluzia e Madrid. Ao assegurar a diversidade como critério, tornou-se possível fazer inferências a partir dos dados. Procurou-se descobrir boas práticas e reforçar o diálogo entre instituições de educação não formal. Tratou-se de um modelo de avaliação externa e formativa sobre a ação educativa, que se apresentou com um desenho de investigação combinado de metodologias: analítico-documental, sobre a trajetória educativa e museográfica; interativo, quando abordámos a observação direta e as entrevistas em profundidade. Considerámos cada museu como um objeto de análise individual, um estudo de caso, cujas densas contribuições descritivas permitem inferir tendências educativas no contexto museológico e construir critérios de qualidade transferíveis para caminhar no sentido da melhoria didática e pedagógica do museu.
Referência(s)