Artigo Produção Nacional

O RESGATE DO PODER SOCIAL DA MATEMÁTICA A PARTIR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: UMA POSSIBILIDADE NA FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA

2015; Volume: 3; Issue: 5 Linguagem: Português

10.3387/rpem.v3i5.926

ISSN

2238-5800

Autores

Manuella Carrijo,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

A formacao para a cidadania esta no foco das discussoes nos mais diversos setores da sociedade, inclusive no campo educacional. Essa preocupacao aparece claramente nos momentos em que surgem debates sobre o modo como a educacao, e particularmente a Educacao Matematica, deve ser organizada, as intencoes do que se ensina e que tipo de sujeitos se pretende formar, principalmente ao se desejar o rompimento com as reproducoes sociais fortemente caracterizadas pelas desigualdades, opressoes e desrespeito as diversidades. Com o objetivo de contribuir com o debate sobre a qualidade da Educacao Matematica, este trabalho se compromete em estabelecer uma reflexao acerca do papel da Educacao Matematica numa formacao para a cidadania frente aos desafios de consolidacao de um ideario igualitario. Para tanto, primeiramente e apresentada uma discussao sobre os diferentes conceitos de cidadania, sobre a questao de igualdade e equidade na educacao e suas consequentes relacoes com a Educacao Matematica. Finalmente, sao sistematizados, por meio da Educacao Matematica Critica como alternativa teorica e pratica, as possibilidades de formacao de espacos de aprendizagem capazes de promover ensino a formacao de sujeitos capazes de promover transformacao.

Referência(s)