Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Currículo, conhecimento e transmissão cultural: contribuições para uma teorização pedagógica contemporânea

2016; Fundação Carlos Chagas; Volume: 46; Issue: 159 Linguagem: Português

10.1590/198053143507

ISSN

1980-5314

Autores

Roberto Rafael Dias da Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O artigo examina os estudos contemporâneos sobre a constituição dos currículos escolares, bem como os processos de seleção dos conhecimentos a serem ensinados, buscando ponderar a relevância e a urgência de produzirmos uma reflexão crítica sobre os modos de transmissão cultural mobilizados nas diferentes cenas pedagógicas. Para tanto, inscreve essa problematização no âmbito dos estudos curriculares, indicando as maneiras pelas quais se atribui centralidade ao conceito de conhecimento escolar. Serão revisados três pensadores sociais do século XX: Émile Durkheim, Antonio Gramsci e Hannah Arendt. Em condições teóricas diferenciadas, partindo de pressupostos argumentativos divergentes, os pensadores assinalam a relevância social e política da tarefa da transmissão cultural na escola.

Referência(s)