
Currículo, conhecimento e transmissão cultural: contribuições para uma teorização pedagógica contemporânea
2016; Fundação Carlos Chagas; Volume: 46; Issue: 159 Linguagem: Português
10.1590/198053143507
ISSN1980-5314
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO artigo examina os estudos contemporâneos sobre a constituição dos currículos escolares, bem como os processos de seleção dos conhecimentos a serem ensinados, buscando ponderar a relevância e a urgência de produzirmos uma reflexão crítica sobre os modos de transmissão cultural mobilizados nas diferentes cenas pedagógicas. Para tanto, inscreve essa problematização no âmbito dos estudos curriculares, indicando as maneiras pelas quais se atribui centralidade ao conceito de conhecimento escolar. Serão revisados três pensadores sociais do século XX: Émile Durkheim, Antonio Gramsci e Hannah Arendt. Em condições teóricas diferenciadas, partindo de pressupostos argumentativos divergentes, os pensadores assinalam a relevância social e política da tarefa da transmissão cultural na escola.
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