A asserção no cinema documentário musical brasileiro

2015; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 18 Linguagem: Português

ISSN

1646-477X

Autores

Cindy Schneider, Fernão Vítor Pessoa de Almeida Ramos,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O objetivo geral desta tese e o estudo da assercao nos documentarios musicais brasileiros de longa-metragem com duracao superior a 70 minutos. A selecao de filmes intenta responder ao seguinte problema de pesquisa: como organizar em categorias conceituais os documentarios musicais brasileiros de forma a contribuir para a compreensao de uma possivel ordem cinematografica que perpassa os filmes do subgenero, mas que ao mesmo tempo reconhece as especificidades de cada um? Os principais objetivos especificos da pesquisa sao: a) compreender a assercao no documentario musical brasileiro; b) aplicar individualmente a cada filme do corpus da pesquisa um modelo analitico para determinacao de sua assercao; c) nominar categorias que permitam o arranjo dos filmes de acordo com a sua assercao; d) responder ao problema da pesquisa de forma que as categorias criadas possam organizar os filmes ao mesmo tempo em que reconhecam suas especificidades assertivas; e) contribuir para o conhecimento e a pesquisa em cinema documentario e as caracteristicas de subgenero. A hipotese e de que os documentarios de um subgenero especifico nao podem ser meramente organizados por sua proximidade tematica ou por sua plastica formal e que o conceito de assercao pode ser norteador para a compreensao do documentario musical. Abstract

Referência(s)