
Ensino da segurança do paciente na graduação em saúde: reflexões sobre saberes e fazeres
2016; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 20; Issue: 58 Linguagem: Português
10.1590/1807-57622015.0699
ISSN1807-5762
AutoresElena Bohomol, Maria Aparecida de Oliveira Freitas, Isabel Cristina Kowal Olm Cunha,
Tópico(s)Public Health in Brazil
ResumoO estudo objetivou analisar Projetos Pedagógicos de cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina da Universidade Federal de São Paulo, para verificar o que se ensina sobre segurança do paciente. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, que utilizou como estratégia a pesquisa documental. Os documentos foram os Projetos Pedagógicos dos cursos. O ensino sobre segurança do paciente mostrou-se fragmentado, carecendo de aprofundamento e amplitude conceitual, conforme recomenda o guia da Organização Mundial da Saúde. Cada curso valoriza os aspectos específicos para a formação que quer dar. A inserção e a tentativa de unificação dos conteúdos sobre segurança do paciente ainda são uma proposição recente nas escolas do Brasil, e não faz parte dos objetivos escolares. Há necessidade de uma revisão dos currículos, para se contemplar uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar para o desenvolvimento deste tema.
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