
História da Matemática: história de uma disciplina
2011; Editora Universitária Champagnat - PUCPRESS; Volume: 11; Issue: 34 Linguagem: Português
10.7213/rde.v11i34.4453
ISSN1981-416X
AutoresMaria Cristina Araújo de Oliveira, Wagner da Cunha Fragoso,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoEste artigo apresenta a trajetória histórica da disciplina História da Matemática no curso de formação de professores de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora, situando-a no contexto de sua institucionalização nos currículos. Trata-se de um estudo local, cujos resultados evidenciam conclusões “glocais”. O estudo revela três momentos de mudanças na condução da disciplina: inicialmente é tratada como uma disciplina de Matemática; num segundo momento, há uma ruptura nessa abordagem e a Matemática passa a ser estudada historicamente; o terceiro momento não caracteriza propriamente uma ruptura, mas a inclusão de novos conteúdos, relativos à história da educação matemática, particularmente à história da Matemática escolar. Tais mudanças são explicadas a partir da renovação do corpo docente, da formação e da atuação em pesquisa dos professores responsáveis pela disciplina, e das possibilidades criadas pela própria natureza da História da Matemática.
Referência(s)