Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Rotinas Familiares de Crianças com Necessidades Especiais em Família Adotiva

2015; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 31; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/0102-37722015021920173180

ISSN

1806-9770

Autores

Fabíola Helena Oliveira Brandão da Silva, Lília Iêda Chaves Cavalcante,

Tópico(s)

Infant Development and Preterm Care

Resumo

RESUMO Objetivou-se descrever as rotinas de três famílias, que adotaram crianças com necessidades especiais ,que tinham conhecimento prévio dessa condição infantil. Utilizou-se o método de Estudo de Casos Múltiplos. Os dados foram obtidos por meio de Entrevista Semiestruturada (ES), do Inventário de Rotina (IR) e do Diário de Campo (DC). Quanto às semelhanças entre os grupos familiares, identificou-se que são comuns as atividades de alimentação/higiene, descanso e lazer, envolvendo a participação dos pais, irmãs e babás, geralmente nos ambientes domésticos da família. Observou-se diferenças importantes nos padrões de atividades, companhias e ambientes onde as rotinas ocorriam. Conclui-se que as variações nas rotinas estão relacionadas às particularidades de cada criança, à estrutura e nível socioeconômico de cada família participante.

Referência(s)