
Efeitos de um marcador temporal sobre respostas de escolha por maior atraso e magnitude do reforço em crianças
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5935/1678-4669.20150012
ISSN1678-4669
AutoresTatiana Chagas Correia, Nilza Micheletto,
Tópico(s)Child and Animal Learning Development
ResumoResumo O presente experimento verificou se a apresentação de um marcador temporal durante o período de atraso do reforço aumentaria as respostas no componente com maior magnitude e atraso do reforço (autocontrole), diminuindo as escolhas pelo componente de menor atraso e magnitude (impulsividade), em um esquema concorrente. Três valores de atraso do reforço foram investigados. Participaram nove crianças distribuídas em três condições manipuladas no período de atraso do reforço: relógio, não-relógio e blackout. Escolhas entre o componente de autocontrole e impulsividade ocorriam na tela de computador sendo consequencia dos pontos trocados por brindes. Encontrou-se autocontrole na primeira apresentação dos menores valores de atraso no componente de maior atraso, mas não com valores maiores, independentemente da condição em vigor. O marcador temporal não indicou ser uma condição que aumente as respostas de autocontrole. Tais respostas estiveram relacionadas aos valores do atraso.
Referência(s)