A inserção da flauta traversa no ensino, em Portugal de 1750 a 1850
2014; Volume: 15; Issue: 17 Linguagem: Português
ISSN
2358-033X
Autores Tópico(s)Musicology and Musical Analysis
ResumoEste artigo pretende dar a conhecer o percurso historiografico da flauta traversa, em Portugal, e suainsercao no ensino. Com base no contexto musicologico de Portugal, no inicio do reinado de D. Joao V, afundacao do Seminario Patriarcal, em 1713, viria a marcar profundamente o ensino da musica ao longo do seculoXVIII e primeiras decadas de oitocentos. Esta instituicao caracterizada por uma corrente pedagogica de carizreligioso, teve como funcao a formacao dos musicos para o servico liturgico da Capela Real. Assim, ate a decadade 1830, as principais disciplinas ministradas no Seminario, foram o canto, contraponto e o orgao. Neste periodo,o ensino da flauta, bem como outros instrumentos de orquestra, so foi possivel a titulo particular. Com oencerramento do Seminario, em 1833, e a abertura do Conservatorio de Musica de Lisboa, em 1835, em definitivo,o ensino da flauta alcancou o publico em geral. Estavam lancadas as bases para a sua rapida projeccao edivulgacao no quadro da Historia da Musica Portuguesa.
Referência(s)