O MANUAL PEDAGÓGICO DE MARGARITA COMAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PRIMÁRIO BRASILEIRO EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA

2015; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

10.3387/rpem.v2i3.970

ISSN

2238-5800

Autores

Josiane Acácia de Oliveira Marque,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

RESUMO O texto tem por objetivo analisar a obra destinada a orientacao dos professores primarios brasileiros no ensino de matematica de autoria da professora espanhola Margarita Comas (1892-1973): Metodologia de la aritmetica y la geometria , de 1932. Este manual pedagogico foi inserido no Brasil durante o movimento da Escola Nova. A analise lanca mao de fundamentos da historia cultural, tratando os manuais destinados a professores como vetores de inculcacao do discurso escolanovista. O estudo conclui que, dentre outras apropriacoes, por meio da obra de Margarita Comas os professores tomaram contato com as discussoes sobre o ensino de matematica, defendidas por autores como: Dewey (1859-1952), Montessori (1870-1952), Decroly (1871-1932), intelectuais envolvidos no movimento da Escola Nova na Europa e nos Estados Unidos. A autora utiliza de estrategias para divulgar suas ideias para o ensino de matematica por meio de seu manual pedagogico para o curso primario

Referência(s)