
Aula de Campo como Mecanismo Facilitador do Ensino-Aprendizagem sobre os Ecossistemas Recifais em Alagoas
2013; Linguagem: Português
Autores
Alana Oliveira, Mônica Dorigo Correia,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste trabalho objetivou investigar o papel da aula de campo como mecanismo facilitador no processo de ensino-aprendizagem sobre o ecossistema recifal, importante ambiente do litoral de Alagoas. Optou-se por trabalhar com alunos do Ensino Medio, de uma escola publica do municipio de Sao Miguel dos Campos, regiao costeira central do Estado de Alagoas. Esta pesquisa foi baseada no processo investigativo, sendo utilizadas analises qualitativas e quantitativas, com o uso de questionarios aplicados antes e apos as aulas de campo. Os resultados demonstraram que as aulas de campo e a metodologia utilizada favoreceram o processo ensino-aprendizagem, pois foi constatada a ampliacao do conhecimento e do desenvolvimento do espirito critico dos alunos acerca do tema estudado.
Referência(s)