
Educação a Distância Online e Formação de Professores: práticas de pesquisas em Educação Matemática no estado de São Paulo
2015; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 29; Issue: 53 Linguagem: Português
10.1590/1980-4415v29n53a15
ISSN1980-4415
AutoresJuliana França Viol Paulin, Rosana Giaretta Sguerra Miskulin,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoResumo Neste artigo apresentamos um mapeamento sobre Teses e Dissertações em Educação Matemática que abordam a Formação de Professores e a Educação a Distância (EaD) online. Assim, guiamo-nos segundo a perspectiva qualitativa da metanálise, sendo que os dados foram analisados sob a perspectiva teórica da Formação de Professores, bem como os procedimentos metodológicos de análise de dados foram baseados em alguns conceitos da Análise de Conteúdo. Este mapeamento crítico das Teses e Dissertações revelou seis eixos temáticos que representam as tendências de pesquisa sobre a temática investigada: Aspectos didático-pedagógicos da EaD online; Aspectos epistemológicos da EaD online; Políticas Públicas de Formação de Professores a distância; Prática Docente de professores no contexto da EaD online; Processos formativos de professores que ensinam Matemática no contexto da EaD online; e Processos de implementação de cursos de Formação de Professores a distância. Destacamos que a análise dos dados revelou que as práticas de pesquisa em Educação Matemática acerca da Formação de Professores e a EaD online está condicionada ao processo de evolução e disseminação das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) na sociedade e, consequentemente, na Educação. Além disso, foi possível identificar particularidades dos processos formativos em contextos online que revelam potencialidades da EaD online para a Formação de Professores.
Referência(s)