Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O PAPEL DO ARQUITETO EM EMPREENDIMENTOS DESENVOLVIDOS COM A TECNOLOGIA BIM E AS HABILIDADES QUE DEVEM SER ENSINADAS NA UNIVERSIDADE

2016; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/gtp.v11i1.102708

ISSN

1981-1543

Autores

Maria Bernardete Barison, Eduardo Toledo Santos,

Tópico(s)

Architecture and Computational Design

Resumo

Este artigo discute o papel do arquiteto em empreendimentos desenvolvidos com tecnologia de Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling – BIM). O objetivo do estudo é identificar as competências ligadas ao BIM requeridas desse profissional e o apontamento de quais devem ser ensinadas na graduação, especialmente no ensino de projeto de arquitetura. Inicialmente, é apresentada a atual situação da implementação de BIM por empresas do setor de Arquitetura, Engenharia Civil, Construção e Facility Management (AEC/FM) no Brasil. Em seguida, é apresentado um modelo teórico para um fluxo de trabalho BIM que pode ser adaptado para ser utilizado no Brasil. Tendo como base esse fluxo, que se divide em oito etapas, o papel do arquiteto é discutido, assim como as novas competências requeridas desse profissional. Adicionalmente, o currículo de arquitetura é discutido para saber em quais disciplinas o BIM pode ser introduzido e quais conteúdos deveriam ser ensinados. O estudo se baseou em revisão da literatura, com a qual foi possível conhecer o que muda no ensino de projeto de arquitetura com o uso de BIM.

Referência(s)