Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Democracia, Micropolítica e os Dispositivos de Gestão Educacional Gerencial

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 41; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/2175-623654948

ISSN

2175-6236

Autores

André Antunes Martins,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Resumo: O artigo problematiza o direcionamento das políticas públicas à ampliação do exercício da democracia em educação, fazendo referências às capturas que a gestão gerencial promove ao referendar os valores de mercado. Da mesma forma, analisamos a formação do Estado moderno em sua função de codificador dos fluxos e produtor de territórios vinculados à sociedade de controle. Nesse contexto, o campo educacional, em seus aspectos organizativos e formativos, é atravessado pelo controle, disseminados pela racionalidade econômica. No entanto, as desterritorializações promovem fissuras na racionalidade econômica liberal, a educação menor seria um exemplo desse fluxo desterritorializante democrático em educação.

Referência(s)