Clima organizacional descrição de uma intervenção e seu impacto numa organização industrial

2016; Issue: 6 Linguagem: Português

10.26537/iirh.v0i6.2342

ISSN

2183-2455

Autores

Ana Luísa Veloso, Sara Teixeira,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

É objectivo das autoras relatarem uma intervenção numa organização industrial que foi desenhada em resposta aos resultados do diagnóstico de clima organizacional, especificamente no âmbito da satisfação dos colaboradores. A organização realiza diagnósticos regularmente de dois em dois anos. Em 2013, os resultados globais evidenciaram em particular, a insatisfação dos colaboradores no departamento de desenvolvimento, que envolve cerca de 100 colaboradores. Estes resultados levaram a organização a intervir. Em primeiro lugar, aprofundou-se o diagnóstico inicial, pelo que se realizaram Focus Group com dois objectivos principais: 1. compreender de forma mais aprofundada os resultados da avaliação quantitativa (questionário) da satisfação dos colaboradores.; 2. analisar a comunicação, no âmbito do desenvolvimento do espirito de equipa_ team building. Foram de seguida desenhadas algumas intervenções, em função dos resultados dos focus group e do questionario de satisfação inicial, com ênfase na dimensão Comunicação: 1. Actividade de Team Building (outdoor) com o objectivo de fomentar o espirito de equipa, bem como trabalhar a comunicação e a colaboração; 2. Criação de plataforma informática, com o objetivo de facilitar a partilha de informação não confidencial entre as equipas de trabalho.; 3. Be one CM, iniciativa que visou a criação da visão/missão do departamento.; 4. Concepção de Newsletter interna, com vista a aumentar o fluxo de informação. Por fim, realizou-se um 5. Workshop sobre gestão da comunicação com o objetivo de facilitar a procura de informação. Em 2015, foi realizado novo questionário de satisfação. Verificou-se melhoria em todas as dimensões avaliadas sendo que a mais significativa foi na dimensão Comunicação: Informação e comunicação: de 57%, em 2013 para 71% em 2015. Perguntas para chefias: de 58% em 2013 para 80% em 2015. Com as melhorias observadas, o departamento conseguiu aumentar os seus resultados globais de 0 para 1, numa escala de 0 a 2.

Referência(s)