Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A educação corporal em Baden-Powell: o movimento escoteiro contra o intelectualismo escolar

2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 12; Issue: 47 Linguagem: Português

10.20396/rho.v12i47.8640046

ISSN

1676-2584

Autores

Carlos Herold, Alexandre Fernández Vaz,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

O objetivo principal deste estudo é analisar o pensamento de Baden-Powell, fundador doescotismo. Para esse fim, utilizamos livros escritos pelo chefe escoteiro entre 1908 a 1939,dando especial atenção à leitura que ele fez de sua realidade e da importância da educaçãodo corpo praticada no escotismo. Dividimos o texto em três partes: na primeira, vemoscomo Baden-Powell analisava o contexto no qual viveu e destacamos os problemas moraisque ele enxergava na sua sociedade. Em seguida, estudamos suas críticas dirigidas àeducação então existente na Inglaterra. Finalmente, examinamos como o escotismo foivisto como uma proposta para contornar os tais problemas. Como conclusão, constatamosque uma das bases da expansão do escotismo nas primeiras décadas do século XX, é aimportância atribuída por Baden-Powell ao desenvolvimento da saúde, força e virilidade,cultivadas por meio de várias atividades corporais.

Referência(s)