
Artes, para a didática da história
2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 10; Issue: 38e Linguagem: Português
10.20396/rho.v10i38e.8639764
ISSN1676-2584
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoUm exame das relações entre arte e ensino da história contidas no livro didático público“História: ensino médio”, do Paraná, resultou em seis grupos de arte, organizados pormodalidade: música, literatura, artes visuais, teatro, dança e cinema. A música recebeatenção especial, no gênero orquestral, por apresentar um desafio maior para historiadores,livros didáticos, professores de história e da arte. Um breve perfil da história social damúsica é um alerta sobre a importância das relações históricas entre música e ideologia: oleitor é conduzido até a guerra ideológico-musical, após a segunda guerra mundial, entremovimentos que se fizeram antagônicos, de um lado, a música nacionalista “progressista”e, de outro, a vanguarda musical, especialmente, o dodecafonismo. Embora as pesquisashistoriográficas tenham avançado, o livro didático ainda se encontra tímido, distante dosresultados das pesquisas. Pelos usos que o ensino da história possa fazer de cada arte,somente o compromisso com a emancipação humana omnilateral transforma a música ecada arte em conteúdo da história, recurso didático da história e forma de linguagem dahistória. Nenhuma arte permanece ausente desta dimensão, sem ferir a necessidadehumana, universal, de todos os homens, sem exceção.
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