
POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS AO IDOSO, COM RECORTE NA EDUCAÇÃO: O PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DA MAIOR IDADE (UAMI)/UNIARP/CAÇADOR
2015; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33362/professare.v4i2.657
ISSN2446-9793
Autores Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoCom o processo de envelhecimento humano, os idosos se deparam com varios desafios. O preconceito, a solidao, a depressao, a exclusao social decorrente de um modelo economico que os considera “descartaveis”. Visando superar tais obstaculos, surgem as Universidades Abertas a Terceira Idade com uma proposta educacional nao formal, propiciando uma pedagogia para reinventar essa etapa da vida, para adquirir novos conhecimentos sobre si e o mundo, melhorando as relacoes sociais. Assim sendo, propos-se pesquisar o Programa Universidade Aberta da Maior Idade (UAMI), oferecido pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, de Cacador, por meio de uma metodologia critica/qualitativa, dimensionando o impacto de efetividade, decorrente da mudanca de vida de seus estudantes. O estudo foi realizado com estudantes do programa oferecido em Cacador e Fraiburgo, de setembro de 2013 a julho de 2014, atraves da analise de questionarios, documentos institucionais e grupo focal. A pesquisa apontou que o Programa UAMI e caracterizado pela perspectiva de educacao permanente e opera positivamente na melhoria da qualidade de vida de seus estudantes, propiciando a eles a aquisicao de novos conhecimentos, o convivio com outras pessoas e o autoconhecimento. Os depoimentos dos estudantes revelam mudancas significativas na vida deles apos o ingresso no programa, tanto nos aspectos fisico e mental como no psicologico. Apontam que a UAMI foi uma possibilidade de superacao de varios obstaculos da vida deles. Revela tambem a pesquisa que o Programa UAMI vem de encontro com as lutas dos idosos brasileiros pelo reconhecimento de seus direitos garantidos pela legislacao, configurando-se como empoderamento das pessoas com mais idade. Palavras-chave : Idosos. Educacao. Universidades Abertas a Terceira Idade. PUBLIC POLICIES DIRECTED TO THE ELDERLY, WITH EMPHASIS IN EDUCATION: THE PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DA MAIOR IDADE (UAMI)/UNIARP/CACADOR ABSTRACT As people age, they face several challenges. Prejudice, loneliness, depression, and social exclusion are caused by an economic model that take them as “disposable”. In order to overcome such obstacles, it has been recently created the so-called Universidades Abertas a Terceira Idade. Adopting a non-formal educational proposal, they provide a pedagogy that helps the elder to reinvent this stage of their lives, allowing them to acquire new knowledge about themselves and the world, ultimately improving their social relationships. This context has motivated us to carry out a series of analyses of the Programa Universidade Aberta da Maior Idade (UAMI), offered by the Universidade Alto Vale do Rio do Peixe of Cacador, through a critical/qualitative methodology, evaluating the effectiveness of the impacts produced by changes in the students’ life style. The study involved students enrolled in the program offered in Cacador and Fraiburgo, from September 2013 to July 2014, by analyzing questionnaire responses, institutional documents and Focus Group. The analysis showed that the UAMI program is characterized by a lifelong learning perspective and acts positively on improving the quality of life of its students, allowing them to acquire new knowledge, socializing with others, and improving their selfknowledge. The students’ testimonies reveal significant changes in their lives after enrolling into the program, both in physical, mental, as well as psychological aspects. They point out that UAMI was an opportunity for them to overcome various obstacles in their lives. The research also reveals that the UAMI program empowers the Brazilian senior citizens, helping them in their daily struggle to have their rights, guaranteed by law, effectively recognized. Keywords : Elderly. Education. Universidades Abertas a Terceira Idade.
Referência(s)